O solo é um componente crítico para o bom resultado de uma obra de pavimentação, mas que, em seu estado bruto, nem sempre apresenta as propriedades e características adequadas para suportar o impacto proveniente do tráfego e do clima. Dessa forma, se faz necessária sua correção para que sejam atendidos os requisitos do projeto.
Esse método de modificação dos solos disponíveis é conhecido nos canteiros de obras rodoviários como estabilização de solos e consiste na interferência mecânica ou química, tornando-o estável para a utilização. Para tanto, os limites de adequação devem atender critérios de viabilidade técnica e econômica.
Dentre as diferentes técnicas existentes, é na estabilização química que estão inseridas as misturas de solo-cimento e que apresentam resultados significativos que viabilizam, seja pelo ponto de vista prático ou econômico, sua escolha. A saber:
- Acréscimo da resistência à compressão;
- Ganhos de durabilidade, mesmo em condições climáticas severas;
- Redução do consumo de materiais, principalmente agregados;
- Custos reduzidos de manutenção.
Portanto, o cimento pode ser utilizado no tratamento de solos, em vários tipos e quantidades, gerando vantagens por meio de camadas de base que atendam as normatizações determinadas.
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