Não é novidade que o modal rodoviário seja um dos mais utilizados nos processos logísticos de escoamento de produção e circulação de pessoas. Como também não são novos os problemas enfrentados nesse tipo de transporte, principalmente no que diz respeito ao estado de conservação das rodovias.
No Brasil, esse cenário é ainda mais alarmante. Segundo dados apontados no último relatório situacional, elaborado pela Confederação Nacional de Transportes – CNT, apenas 13% das rodovias federais são pavimentadas e dessas, mais de 50% possuem algum tipo de deficiência.
Frente a isso, cada vez mais as empresas do setor têm investido em pesquisas de novas composições de materiais e equipamentos para suprir essa demanda, desenvolvendo técnicas que aumente o tempo de vida útil das malhas rodoviárias e consequentemente os custos de manutenção.
A técnica de aplicação com a utilização de asfalto-borracha não é nova, mas tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do setor devido os benefícios apresentados. O material é caracterizado por mistura do ligante com borracha triturada de pneus e compactada a quente.
Quanto maior o teor de borracha aplicado, mais eficiente o pavimento, especialmente no quesito durabilidade. Na pavimentação de 1 km de rodovias com asfalto-borracha, a reutilização pode variar entre 600 a 1000 pneus.
Se as vantagens para o meio ambiente, em decorrência da reciclagem de pneus, já são atraentes, os ganhos financeiros também viabilizam pela redução dos custos de conservação, com ganho de resistência ao envelhecimento, rachaduras e possíveis buracos nas vias.
Os números ainda são incertos, mas pesquisadores chegam a dizer que, em geral, o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o convencional. Em contraponto, é mais caro, justificando assim o índice tímido de utilização. No Brasil, um pouco mais 8 mil km de estradas são pavimentados com asfalto-borracha, enquanto que nos EUA já passa de 70% do total de vias.
Equipamentos Romanelli
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