A questão das trincas é um algo bastante comum em diversas malhas rodoviárias. São vários os motivos que podem gerar esse tipo de desgaste no revestimento asfáltico, dentre os quais se pode destacar: excesso de carga, falhas construtivas, intemperismo e oscilações térmicas.
O método de selagem de trincas em pavimentos é uma solução que está sendo cada vez mais empregada no Brasil e em outros países. A intervenção é bastante simples, eficaz e de baixo custo. Para evitar a infiltração de água ou outro material particulado, consiste na aplicação de uma película de asfalto modificado sobre a trinca, que pode ser classificada em:
• Trincas longitudinais: ocorrem longitudinalmente ao longo do pavimento e são causadas por tensões térmicas e cargas de tráfego. Incidem com frequência nas juntas entre faixas adjacentes ou entre uma faixa de rodagem e o acostamento, onde a densidade de material é menor e os vazios são mais elevados. Podem ser associadas com o desprendimento de agregados devido à fraca adesividade ou descolamento de película.
• Trincas transversais: ocorrem perpendicular à linha central do pavimento, ou na direção do espalhamento da massa. São geralmente causadas pela contração induzida termicamente a baixas temperaturas.
• Trincas em bloco: Estas trincas formam blocos regulares e são o resultado de endurecimento do asfalto com o envelhecimento juntamente com a retração devido ao tempo frio.
O selamento é indicado para pavimentos estruturalmente bons e em trincas pouco severas, já que a solução não apresenta função estrutural. O método, além de poder ser utilizado como preventivo a um recapeamento, selando trincas para que não reflitam em novo revestimento, também pode ser empregado como manutenção rotineira, liberando o tráfego logo após sua aplicação.
Quando se depara com um pavimento trincado, independente do motivo, e é constada a necessidade de intervenções, deve-se fazer um estudo aprofundado sobre quais métodos são aplicáveis para cada situação, já que a escolha inadequada pode ocasionar na repetição das trincas. Nesse cenário também ganha destaque o papel tecnológico nos procedimentos de correção.
O equipamento necessário para a distribuição do material de selagem poderá dispor de diversos elementos, dentre eles:
• Sistema de aquecimento indireto por banho de óleo;
• Termômetro que permita medir a temperatura do ligante no banho de óleo;
• Dispositivo automático de controle de temperatura;
• Bomba impulsora de asfalto, que é imprescindível contar com uma mangueira convenientemente isolada termicamente e com sistema de limpeza, para evitar o endurecimento antes que ocorra a interrupção do fluxo de asfalto, durante a distribuição do material;
• Elemento de distribuição que permita o espalhamento com espessura e largura constante e uniforme;
• Compressor de ar com capacidade suficiente para a limpeza da trinca, com bico de ar.
Numa visão simplista, o processo se inicia com preparo da superfície a ser selada, que deverá estar limpa, seca e livre de fragmentos que não estejam firmemente aderidos a borda da trinca. Para tanto é necessário, efetuar-se uma limpeza mediante a uma pressão de ar, se necessário, por uma prévia escovação mecânica, para remover as bordas da trinca que não se encontrem firmemente aderidas. A aplicação é feita por uma caneta, com mangueira extensora e isolada termicamente.
É de fundamental importância suspender a selagem das trincas quando o pavimento estiver úmido ou quando a temperatura ambiente muito baixa, para evitar problemas de desprendimento do material de selagem.
Objetivando a preservação ambiental, deverão ser devidamente observadas e adotadas as soluções e os respectivos procedimentos específicos atinentes ao tema ambiental definidos pelos órgãos fiscais e regulamentadores do setor.
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