Antes de entrar nos termos da tecnologia de tratamento superficial, é importante conhecer alguns dos termos usados na pavimentação de vias.
Primeiro, o pavimento é o conjunto de camadas de material que dão suporte a movimentação de cargas e passageiros. Deve ser capaz de resistir durante sua vida útil, para que as tensões e deformações admissíveis, tanto no piso da fundação quanto em cada uma das camadas, não sejam excedidas. A sequência das camadas são:
• Superfície de rolamento: como uma camada exposta ao tráfego, é projetada para resistir ao desgaste (que inclui a abrasão dos pneus, os esforços produzidos pela rotação do tráfego, etc.) e para impermeabilizar o pavimento. Seu objetivo é fornecer uma superfície que permita a circulação do tráfego em condições de segurança e conforto em qualquer condição climática e da maneira mais econômica possível.
• Base: é a camada estrutural que recebe a maior parte dos esforços e onde a camada rolante repousará. Geralmente é construído com material granular selecionado em uma mistura de agregados finos e grossos.
• Sub-base: cumpre a função de adicionar espessura ao pavimento para evitar altas tensões no subleito. Atua como fundação da estrutura, também dificultam a infiltração de água e serve como uma plataforma de trabalho.
Todas essas camadas estão sobre o subleito, composto de material da área que é preparado e compactado para suportar a estrutura do pavimento.
A função do tratamento superficial é, entre outras coisas, fornecer uma superfície impermeável para proteger o pavimento contra danos e intempéries, com uma composição que gere uma superfície resistente ao deslocamento, para que os usuários circulem com segurança em todas as circunstâncias. O sucesso de qualquer tratamento depende em grande parte da qualidade da base subjacente e deve ser aplicado em pavimentos que não sofreram falhas estruturais.
A técnica mais utilizada é conhecida como "Chipseal", um tratamento superficial betuminoso composto por um tamanho de pedra selecionada, ligada por uma película asfáltica, aplicados em uma ou várias camadas (simples, dupla ou tripla).
O ligante é um material viscoso e impermeabilizante, deve aderir a pedra à superfície para obter uma camada coesa. Da mesma forma, deve ter uma baixa viscosidade quando é aplicada, mas uma vez trabalhado, mantém uma alta adesividade com o agregado e também com a superfície em que é aplicado.
Por fim, os agregados são uma parte essencial do tratamento superficial, pois aderem o ligante de asfalto às bases dos desgastes de tráfego, dão suporte a todas as forças de contato do pneu e geram uma superfície resistente as movimentações.
Equipamentos Romanelli
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